Portinado na Final Nacional de Pólo Aquático

[ Ver Mais / See More ]


TUDO EM ABERTO NA FINAL DO NACIONAL DE POLO AQUÁTI

[ Ver Mais / See More ]


PORTINADO Campeã Nacional de Pólo Aquático

[ Ver Mais / See More ]


Portinado com fim-de-semana de Pólo Aquático

[ Ver Mais / See More ]


PORTINADO mais uma vez na Final da Taça Portugal

[ Ver Mais / See More ]


PORTINADO - Pólo Aquático em final de época

[ Ver Mais / See More ]


Juvenis vice-campeões Nacionais Pólo Aquático

[ Ver Mais / See More ]


Apresentação Oficial da Época Desportiva 2010/2011

[ Ver Mais / See More ]


VIIº TORNEIO INTERNACIONAL DE PÓLO AQUÁTICO "CIDAD

[ Ver Mais / See More ]


Portinado vence 1º troféu da nova época 2010-2011

[ Ver Mais / See More ]


PORTINADO CONQUISTA SUPERTAÇA CARLOS MENEIDO

[ Ver Mais / See More ]


PÓLO AQUÁTICO EM PORTIMÃO

[ Ver Mais / See More ]


Mykola Yanochko eleito Atleta do Mês pela FPN

[ Ver Mais / See More ]


POLO AQUÁTICO - CAMPEONATO NACIONAL 1ª DIVISÃO - 3

[ Ver Mais / See More ]


PORTINADO SOMA NOVA VITÓRIA EM GUIMARÃES

[ Ver Mais / See More ]


PORTINADO vence Torneio de mini polo em Lagoa

[ Ver Mais / See More ]


RECORDE DE VISITAS EM FEVEREIRO
PORTINADO - associação de natação de Portimão Rua da Guiné Bissau, piscina municipal de Portimão 8500-511 Portimão Tel. 282470797 E-mail: info@portinado.com www.portinado.com
[ Ver Mais / See More ]


AGOSTINHO A CAMINHO DOS JOGOS OLIMPICOS

[ Ver Mais / See More ]


PORTINADO VENCE CDUP E MANTÉM LIDERANÇA

[ Ver Mais / See More ]


1º TORNEIO NATAÇÃO MASTERS DA PORTINADO

[ Ver Mais / See More ]

 [ Histórico ]

 
 
O Clube | Imprensa | Boletim | Newsletter | Chat | Contactos | Piscina | Inscrição Novo Sócio
Clube | Historial | Palmares | Corpos Sociais | Regulamento Interno
 
EVENTOS

Estão abertas as inscrições para as aulas da época 2016/2017
 
Artigos



 
Diversos
 
Historial da Portinado
 
Em 1987, nasceu a ideia, através de um treinador – Paulo Costa de transformar um grupo de alunos de natação num grupo de competição, aquando da inauguração das Piscinas Municipais de Portimão.
 
O entusiasmo do treinador, associado aos atletas, depressa deu frutos. Em encontros amigáveis com os nadadores de Loulé surgiram as primeiras vitórias, e logo de seguida, a vontade de participar em competições oficiais.
 
Para participarem em competições oficiais era necessário que os nadadores fossem federados. A então vigente direcção da associação naval Infante Sagres deu-lhes essa oportunidade, e nos torneios de 1988 apareceram como equipa da ANIS.
 
Pessoas ligadas a outros clubes consideraram a equipa como uma surpresa desse ano. Saídos do anonimato arrecadaram muitos triunfos e os espectadores e mesmo atletas de outros clubes se interrogavam sobre a proveniência desta equipa. O grupo tornado equipa de competição, fruto do companheirismo e da fraternidade que ligavam esses atletas, prometeu mais!
 
Surgiram porém, os primeiros pequenos problemas, e em seguida os grandes, e, não fora a persistência e a força de vontade de todos, atletas e apoiantes, essa ideia teria desaparecido mal nascera.
 
A indisponibilidade de Paulo Costa, então requisitado para o serviço militar, a não cedência pela C.M.P de espaço para treinos e a falta de apoio da ANIS levaram à desmobilização dos atletas.
 
O grupo desmembrou-se restando a presença de três ou quatro elementos (Dina Filipa, Luena Sousa, Nuno António e Paulo Alexandre) que foram treinando sem pista demarcada nem orientação técnica.
 
Entretanto a época de torneios de 1989 escoava-se sem a participação da ANIS. Foi quando novo fôlego foi dado com o preenchimento do lugar de seccionista de natação da ANIS pela Srª Dª Graça de Sousa.
 
Simultaneamente o Carlos Sousa, monitor nesse período da piscina municipal de Portimão, começou a orientar os treinos e a ceder sempre que possível espaços para os mesmos.
 
O número de atletas aumentou com os apoios de empresas como José António Correia Lda e MBC, bem como de entidades privadas conseguiram reaparecer nos últimos torneios de 1989, incluindo o campeonato regional. O sucesso repetiu-se e para Portimão foram trazidas grandes vitórias, entre as quais dois primeiros lugares absolutos.
 
O regresso de Paulo Costa e do seu dinamismo, juntou-se ao grupo de trabalho de então, com o objectivo de ultrapassar os vários obstáculos. Tornou-se necessária a criação de uma Associação unicamente dedicada à natação. Através do apoio da Graça de Sousa e de alguns pais, aliado à vontade dos atletas, nasceu a PORTINADO – Associação de Natação de Portimão, a 3 de Outubro de 1989
 
Passados dois anos da sua fundação (1991) são iniciadas no clube as práticas do pólo aquático e da natação sincronizada.
 
Dos iniciais 60 atletas, o Portinado passou então a contar com cerca de 200 atletas filiados na federação Portuguesa de Natação.
 
Em1994, inicia-se a modalidade de triatlo e em 1996 o Portinado afirma-se como um clube de projecção nacional e internacional e são conquistados os primeiros títulos nacionais.
 
Neste ano, Bruno Dias e Mariana Santos na natação desportiva, Pedro Jesus na modalidade de triatlo e Sacha Pereira no duatlo trazem para Portimão os primeiros títulos nacionais e outros tantos de vice-campeões.
 
Internacionalmente, é também em 1997 que o Portinado se faz representar pela primeira vez num campeonato da Europa de triatlo. Miguel Marques, Hélio Medeira e Pedro Jesus representam assim as cores nacionais na Hungria.
 
Em 1999, o clube viria a ser distinguido na região com a atribuição do prémio “o melhor clube do Algarve”, atribuído pelo Instituto de Desportos do Algarve e pelo Governo Civil de Faro. Ainda neste ano a equipa feminina de natação fez história ao vencer o campeonato nacional de clubes da terceira divisão, conquistando desta forma o primeiro titulo nacional colectivo para o Algarve.
 
No ano 2000 é assinado com a C.M.P. um protocolo de gestão para a piscina municipal de Portimão, sendo que, o  PORTINADO passa a partir desta data a ser a entidade responsável pela gestão desta instalação desportiva.
 
Com a gestão da piscina municipal de Portimão, o clube passou a ter perto de 1200 alunos de diversos escalões etários, desenvolvendo também trabalhos com grupos de crianças carenciadas, deficientes, idosos e com as escolas primárias do conselho.
 


 
 
Total de Visitas
Membros: 10
Notícias: 972
Favoritos Web: 64
Visitas: 26843537
 
Calendário de Eventos
« < Julho 2017 > »
D S T Q Q S S
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5
 
Galeria de Fotos
 
Patrocinios
jfcmlmpajm

 
   
Portinado 2009 (C)